Turismo Religioso

Quem planta Fé, colhe milagres

Turismo Religioso

As tradições religiosas de Minas Gerais são bastante conhecidas. O Mineiro é movido pela fé, e esta tem história marcante na caminhada dessa gemte..

O Estado de Minas Gerais abriga imponentes construções do período colonial bem preservados, as infinidades de igrejas presentes em diversas cidades mineiras sempre deu grande valor ao turismo religioso nesse estado brasileiro.

É no Circuito das Águas que você encontra a santinha desse povo, Nha Chica que olha por essa gente abençoada. 

No Circuito das Águas você pode visitar diversos igrejas, conhecer os milagres atribuídos aos nossos santos de coração. Aproveite a estrutura que todo o Cirtuito oferece e estenda sua viagem.

Aqui você encontra sugestões de locais no Circuito das Águas para praticar o Turismo Religioso.

Depois de escolher seu roteiro, entre em contato com os municípios ou agências do ramo para que tudo saia perfeito no seu passeio, lembrando que turismo religioso se faz com educação e respeito. Portanto, respeite e ajude a cuidar de nossas unidades de conservação e venha ser feliz no Circuito das Águas.

EXPLORE A FÉ DESTA TERRA E EXPERIMENTE O CIRCUITO DAS ÁGUAS

Turismo Religioso Institucional

O turismo religioso pode ser entendido como uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado. É um segmento que pode contribuir para a valorização e a preservação das práticas espirituais, enquanto manifestações culturais e de fé que identificam determinados grupos humanos. A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada sob dois aspectos: em primeiro lugar para que a cultura religiosa não venha perder o seu sentido enquanto manifestação de fé e em segundo lugar para que essas atividades não se transformem em um movimento de massa, descaracterizando a sua essência. A pesquisa foi desenvolvida nos municípios de Palmeira – PR por meio do estudo do Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte; em Ourinhos – SP, através da análise do potencial turístico religioso do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado; em Joaçaba – SC, através do estudo sobre a Romaria ao túmulo de Frei Bruno e na região que compreende os municípios de Sengés – PR e Itararé – SP, a análise da religiosidade popular na Gruta da Barreira. Por se tratar de um segmento que apresenta um crescimento significativo em decorrência da necessidade do homem de ampliar sua visão de mundo e refletir sobre a sua própria condição, a atividade turística religiosa poderá ser responsável pelo incremento positivo da economia, da cultura e da qualidade de vida da população local.