📌Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo de Minas Gerais e Sebrae lançam em São Lourenço o projeto de promoção nacional Visite Mantiqueira

Nesta sexta-feira, 23 de agosto, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do projeto Visite Mantiqueira. A cerimônia aconteceu durante o 2º Encontro Regional de Turismo, na Catedral de Bambu do Parque das Águas, na cidade de São Lourenço-MG, e foi marcada pela presença de representantes do Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional, Secretaria de Estado de Turismo e de aproximadamente 70 municípios mineiros e de São Paulo, pertencentes à Serra da Mantiqueira.

O projeto é uma ação conjunta entre quatro Circuitos Turísticos: Circuito das Águas, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras Verdes e Circuito Terras Altas da Mantiqueira, diretamente com o Ministério do Turismo, através do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluízer Malab. O programa proporcionará promoção e divulgação do destino turístico, através do MTur, em parceria com grandes empresas estatais e privadas, para o Brasil e para o Mundo.

Em seu discurso, Malab ressaltou a importância para o Ministério em investir neste projeto, que funciona como um programa piloto de trabalho entre três Estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo ele a Serra da Mantiqueira é um importante destino brasileiro, principalmente durante o inverno. Por isso haverá um esforço para o desenvolvimento da Rota até o fim de 2019, para que o projeto esteja pronto para captar turistas já no ano de 2020.

O Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, também discursou sobre a importância da região para o Brasil e colocou o Sebrae à disposição do Ministério do Turismo para desenvolver este projeto.

O lançamento ainda contou com a presença do Superintendente de Políticas do Turismo, Rafael Almeida de Oliveira. Em sua explanação, Rafael contou sobre a política de trabalho que o Governo Estadual tem adotado, em parceria com o MTur.

A Prefeita Municipal de São Lourenço, Célia Cavalcanti, em seu discurso contou sobre a força empregada neste projeto, desde o início do ano, com frequentes visitas ao Ministério do Turismo e com o Grupo Gestor do #VisiteMantiqueira para a formatação do trabalho. Ela destacou a importância do turismo para a economia da região na geração de emprego e renda, ainda e ressaltou a relevância do trabalho em conjunto entre a esfera federal, estadual e municipal para que seja possível alavancar o turismo em nossa região.

O Grupo Gestor é composto por representantes dos quatro Circuitos Turísticos envolvidos. São eles: Célia Shiguematsu Cavalcanti Freitas Lima, Prefeita de São Lourenço e Presidente do Circuito das Águas; Joana Maria Coelho, Secretária de Turismo de São Lourenço; Edimilson da Silva Faria, Coordenador de Turismo de São Lourenço; Lucas Muniz, Assessor de Turismo de São Lourenço; Ane Souza, Gestora do Circuito das Águas; Gilberto Alves Furriel da Silva, Presidente do Circuito Terras Altas da Mantiqueira e Secretário de Turismo de Aiuruoca; Cristina Motta, Gestora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira; Beatriz de Carvalho Penna, Consultora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira; Massoud Nassar Neto, Secretário de Turismo de Itajubá e Presidente do Circuito Caminhos da Mantiqueira; Luiz Augusto da Silva, Vice-prefeito e Secretário de Cultura e Turismo de Maria da Fé e Vice Presidente do Circuito Caminhos da Mantiqueira; Patrícia Santos de Almeida Bernardo, Prefeita de Maria da Fé; José Maurício Campos Ribeiro, Encarregado de Turismo de Maria da Fé; Eduardo Vieira Lanza, Gestor do Circuito Caminhos da Mantiqueira; Rosângela de Carvalho, Vice-prefeita de Soledade de Minas; Rosely Moraes, Presidente do Circuito Serras Verdes; Allysson Jonnes Aquino, Secretário de Turismo de Camanducaia; Carolina Cerrato Tuller, Assistente de Gabinete da Secretaria de Turismo de Camanducaia; e Rebecca Wagner, Presidente do COMTUR de Camanducaia.

Este foi apenas o primeiro passo, que tornou público o projeto #VisiteMantiqueira. Lançada a pedra fundamental e o compromisso oficial do Governo Federal e Estadual e do Sebrae com o projeto, o Grupo Gestor continuará se reunindo para conhecer as necessidades de cada município e formatar um projeto macro de promoção e desenvolvimento do território, a ser apresentado e executado pelo MTur.

Fonte: Facebook da Prefeitura da São Lourenço
Fotos: Ascom de São Lourenço