Em meio as montanhas do Sul de Minas e cercada por uma floresta remanescente de Mata Atlântica, em um misto de crença e ciência, as fontes de água mineral com poderes curativos e terapêuticos estão localizadas dentro do Parque das Águas.

Quem vem até a cidade pode desfrutar também do turismo de aventura, com a prática de voo livre na rampa do Piripau, incríveis trilhas, cachoeiras e mirantes. E não dá pra ir embora sem conhecer o artesanato da cidade e levar um doce caseiro ou queijo para casa.

Conheça a cidade que preserva a qualidade e a qualidade da melhor água mineral do mundo!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:

http://cambuquira.mg.gov.br/

 

A origem da cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart.

A descoberta de fontes de água mineral na propriedade atraiu muitas pessoas em busca de suas propriedades terapêuticas e, em 1861, a Câmara Municipal de Campanha efetuou a desapropriação das terras, considerando-as de utilidade pública. O local foi liberado para visitação, o que estimulou o desenvolvimento do povoado nos arredores.

Em 1872, fundou-se o Arraial de Cambuquira, erigido em distrito de Campanha. Em 1894 foi inaugurada a Estrada de Ferro, levando progresso e expandindo a população. Cambuquira foi decretada (Decreto nº 2528) município no dia 12 de maio de 1911, tendo como primeiro prefeito Dr. Raul de Noronha Sá. Nas décadas seguintes, o turismo na cidade desenvolveu-se em ritmo intenso, levando-a ao título oficial de Estância Hidromineral em 1970.

Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada – na primavera, as flores de centenas de árvores de Magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte.

Sua economia baseia-se na cultura do café, pecuária, turismo e indústria de água mineral para exportação. Possui um observatório astronômico utilizado para pesquisas e estudos universitários.

As principais atrações da cidade são: o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1.300 m de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta.

Origem do Nome

Cambuquira quer dizer “grelo de aboboreira; guisado desses grelos que se serve como acompanhamento de carne assada”. Do Tupi-guarani Caà-ambyquira: Mato brotado ou broto de aboboreira, iguaria muito cultivada e apreciada pelos primeiros moradores.

Antigos nomes:
– São Sebastião de Cambuquira
– Águas Virtuosas de Cambuquira

Fonte: Wikipédia

ACONTECE EM CAMBUQUIRA- MG

Dia 23 de novembro, no Parque das Águas

–  Chegada do Papai Noel (UBEM Cambuquira) com contagem regressiva para o acendimento das luzes de Natal.
– Apresentação do Coral Cambuquira e ‘AVOZES’ do CRAS
– Encontro das Folias de Reis
– Distribuição de bolas e algodão doce
– Finalizando com Seresta e serviços com a Feira de Cambuka – artesanato, comidas típicas e cultura.

 

Cadastre seu estabelecimento de Cambuquira - MG

9 + 9 =

+ CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

_____

Conheça os demais municípios integrantes do Circuito das Águas