Dom Viçoso possui muitos atrativos. O visitante que passa pela cidade tem muito o que fazer, por isso a cidade recebe muito bem o turista em qualquer época do ano.

Quem vem até a cidade, pode apreciar suas belezas naturais,  fazer trilhas nas montanhas e participar da cultura local.

Conheça a cidade e se encante com história, cultura, religião e aproveite também sua capacidade ecoturística!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://domvicoso.mg.gov.br/

Foi no distrito de Viçoso Velho que o Município de Dom Viçoso, surgiu. Fazendeiros da região doaram um terreno para a construção de uma capela, em 1840. Com a ajuda do padre Antônio de Moura, o templo, dedicado a Sant’Ana, mãe da Virgem Maria, foi erguido. O altar, todo em madeira, abrigava várias imagens de santos. Uma verdadeira obra de arte.

Mais tarde a sede do Município, que até então era em Viçoso Velho, foi transferida para a Fazenda do Rosário, a quatro quilômetros, sendo que a doação do terreno para a nova sede do topônimo foi feita por Dr. Augusto de Alkimim. Neste local, viviam cerca de 200 escravos e lá em torno de uma fazenda de propriedade do casal Dr. João Capistrano de Macedo Alkimim e de Maria Augusta Cesarino Ribeiro desenvolvia-se o núcleo no qual se dilatou um povoado. A povoação prosperou imediatamente, tão grande foi o número de pessoas que aqui veio residir. Famílias que até hoje constroem a história do município moravam no local. Crescendo o lugar Dr. Capistrano resolveu construir um oratório de caráter semi-público em sua Fazenda. Este oratório também se chamou Nossa Senhara do Rosário.

O então Arraial do Rosário foi elevado a distrito pela Lei Mineira nº 2273, no dia 08 de julho de 1876. A Lei nº 3.442, de 28 de Setembro de 1876, elevou o distrito a Freguesia. Em 1887 passa a denominar-se “Nossa Senhora do Rosário de Dom Viçoso” depois “Rosário de Dom Viçoso” e finalmente “Dom Viçoso”. Em 12 de dezembro de 1953 o distrito foi, finalmente, elevado a Município, com o nome de Dom Viçoso.

O topônimo do Município revela o amor e a gratidão dos Sul Mineiros para com o santo Bispo de Mariana – Dom Antônio Ferreira Viçoso. Teve ele grande atuação em todo território mineiro. Foi em seu governo eclesiástico que nasceu, cresceu e se prosperou a simpática e formosa cidade e Paróquia de Dom Viçoso.
Localizada próximo às cidades de renome nacional, como São Lourenço (a 24 km), Caxambu, Maria da Fé e Carmo de Minas, possuidora de um café vitorioso em diversos concursos nacionais, integrante do Circuito Caminho do Sul de Minas e Estrada Real, Dom Viçoso é uma cidade pequena, com cerca de 3074 habitantes, mas cheia de lances curiosos e causos impressionantes que não poderão ser esquecidos ao longo da história.

A cidade fica a 320 quilômetros de São Paulo, 262 quilômetros do Rio de Janeiro e 430 quilômetros a sudoeste de Belo Horizonte. Está localizada em latitude de 22º e 23º sul, longitude de 45º e 46º oeste. Sua altitude é de 923 metros, em vale rodeado por serras de inclinações erudidas, onde se formam vários morros, alguns isolados, dando a está cidade o carinhoso apelido de “Cidade das Colinas”. A temperatura oscila entre 27ºC máxima e 12ºC mínima. Clima tropical de altitude com estações chuvosas no verão e seca no inverno.

Sua economia vive da agropecuária com destaque para a produção de café em larga escala. A produção leiteira abastece os laticínios das cidades próximas: Virgínia e São Lourenço. No setor primário destaca-se a exploração da argila na produção de tijolos. O artesanato permanece no crochê, bordado, tricô e marca. É grande a mobilidade de paninhos de prato que são comercializados pelos atravessadores de São Lourenço.

Quanto à infra-estrutura, além dos serviços públicos municipais a CEMIG cobre quase 100 % dos domicílios com o serviço de energia. A Oi Fixo e Antena de Celular VIVO garantem o serviço de telefonia. O serviço da ECT (Empresa Brasileiras de Correios e Telégrafos) atende de forma satisfatória os munícipes. O município conta com uma Academia da Saúde, um Posto de Gasolina, uma UBS, um Posto de Atendimento do Banco Caixa Econômica Federal, lojas de material de construção, supermercado, lanchonete, padarias, bares, uma Praça Pública com Academia Ao Ar Livre no Bairro Serrinha, postos de saúde na cidade e nos bairros rurais, estrada asfaltada ligando a cidade a São Lourenço.

ACONTECE EM DOM VIÇOSO- MG

Entrega do Certificado munincipal de integração do Mapa do Turismo Brasileiro

Entrega do Certificado munincipal de integração do Mapa do Turismo Brasileiro

Foi entregue o Certificado munincipal de integração do Mapa do Turismo Brasileiro aos municipios presentes na última assembléia geral, realizada no dia 27 de junho. Na oportunidade, também foram entregues a certidão do ICMS 2022 para inclusão da na notificação do Sistiema do ICMS Turismo e da amostra do material promocional para feiras e eventos B2B e B2C.

Confira os municípios que receberam o certificados:

Baependi

Caxambu

Cambuquira

Campanha

Carmo de Minas

Cruzília

Dom Viçoso

São Lourenço

Três Corações

MUNICÍPIOS DA IGR CIRCUITO DAS ÁGUAS ESTÃO HABILITADOS PARA RECEBER O ICMS TURÍSTICO 2023

MUNICÍPIOS DA IGR CIRCUITO DAS ÁGUAS ESTÃO HABILITADOS PARA RECEBER O ICMS TURÍSTICO 2023

Você provavelmente já ouviu falar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mas você sabia que Minas Gerais é o único estado da federação que repassa os recursos do ICMS para fomento da gestão turística dos municípios?

Este imposto é disputado anualmente pelos municípios do estado e quando os municípios cumprem os critérios estabelecidos na Lei, se tornam aptos a receber um valor de repasse com base no índice de investimento em turismo do município e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios habilitados a receber o incentivo. 

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), este imposto resulta em ações e programas voltados para o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Para se habilitar ao repasse, o município deve seguir alguns requisitos obrigatórios e todos os 13 municípios que integram a IGR Circuito das Águas de Minas Gerais obtiveram resultados positivos e alcançaram pontuação para o recebimento do ICMS Turismo em 2023. 

O G1 preparou um especial publicitário sobre essa contemplação e você pode conferir clicando no link logo abaixo.https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/noticia/2022/12/14/municipios-do-circuito-das-aguas-conquistam-avaliacao-positiva-e-mais-recursos.ghtml

Carnaval 2018 em Dom Viçoso

Carnaval 2018 em Dom Viçoso

Dom  Viçoso está esperando ansiosamente pelo Carnaval 2018, muita festa e alegria para os foliões.

Sábado (10), Arrastamassa com participação especial de blocos de rua, a Corporação Musical Maestro Zacarias e Banda OXI.

Domingo (11), Clube Recreativo Dr. Ivo de Lima: Matine II Baile da Saudade ao som da Corporação Musical Maestro Zacarias e participação do grupo Viver Bem CRAS (Bloco Véia é a Mãe).

Segunda-feira (12), terá a a banda Estéreo Bloco.

As festas ocorrerão na Praça Dr. Augusto de Alckimin. Venha prestigiar o Carnaval de Dom Viçoso.

Confira a programação completa:

 

 

Cadastre seu estabelecimento de Dom Viçoso- MG

8 + 5 =

+ CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

_____

Conheça os demais municípios integrantes do Circuito das Águas