São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira. Sua população é de 42.372 habitantes.

Localizado na Serra da Mantiqueira, o município se encontra a aproximadamente 950 metros de altitude. O ponto mais baixo, na cota de 947 metros, se localiza na foz do Córrego dos Poços e o ponto mais alto está a 1352 metros de altitude, no Morro dos Lobos. Tem como municípios vizinhos São Sebastião do Rio Verde, Pouso Alto, Soledade de Minas e Carmo de Minas.

Município de clima ameno, tem uma temperatura média de 18°C. No inverno as temperaturas chegam a 0°C. Com altitude de 875m na sede da prefeitura, tem clima tropical de altitude, com temperatura média no verão de 22°C.

O turismo e o comércio são as principais atividades econômicas do município. São Lourenço se firmou como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Cidade do Circuito das Águas, está apta a atender os mais exigentes clientes, com o 2° maior parque hoteleiro do estado.

São Lourenço, como estância hidromineral, coopera para a cura de diversas patologias com o clima, a mudança de ambiente, a vida ao ar livre, a presença da natureza, tranquilidade, repouso, assistência médica especializada, além dos benefícios das águas minerais.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.saolourenco.mg.gov.br/

 

São Lourenço, o menor e um dos mais jovens municípios mineiros, alegre e encantador de solo abençoado e benfazejas águas minerais. Situado no sul de Minas Gerais, ao pé da Mantiqueira, às margens do Rio Verde, com 867 m de altitude e um clima seco ameno, de temperatura média de 23 graus no verão e 11 graus no inverno, é considerada por muitos o centro mágico de poderosas vibrações espirituais. Possui numerosas fontes de águas minerais com reconhecidas propriedades terapêuticas.Lugar ideal para a saúde do corpo, da mente e do espírito .É considerada uma das mais importantes Estâncias Hidrominerais do País, tem sua origem assim descrita pelos historiadores.

          Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à Bacia do Rio Verde, encontrando porém, a resistência dos ferozes índios Cataguazes, tão numerosos que o Estado, na época, chavama-se “Campos de Guataguas”. Em 1675, Lourenço Castanho Tazques conseguiu vencer os indígenas e embrenhando-se pelo sertão, fundou na região um pequeno acampamento que ficou conhecido como “Pouso do Lourenço”, e por influência de um cidadão por nome “Medanha”, de quem pouco se sabe a respeito, passou a chamar-se “Sítio do Medanha”.

Conta a tradição que as águas minerais de São Lourenço conquistaram fama graças a Antônio Francisco Viana, o “formoso caçador”, que ao visitar algumas terras herdadas nessa região, encontrou uma fonte de águas cristalinas fervilhantes. Ao provar a água que brotava do chão, surpreendeu-se pelo seu sabor. Posteriormente, percebeu o grande poder que essa fonte produzia àqueles que provassem suas águas. Logo, os efeitos miraculosos da nascente fez com que o lugar se tornasse um grande atrativo para as pessoas que ansiavam por experimentar esse poder mágico de cura. Esse local passou a denominar-se Águas Santas do Viana ou, simplesmente, Águas do Viana. Inaugurada a Estação Ferroviária, próxima à nascente, o número de visitantes passou a aumentar e as notícias sobre as histórias da fonte e os seus benefícios espalharam-se pela região. Pouco tempo depois, o comendador Bernardo Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde hoje localiza-se o termas. Nesse local, foi inaugurada a Companhia de Águas Minerais de São Lourenço.

 

Turismo de Aventura

ACONTECE EM SÃO LOURENÇO- MG

São Lourenço – Degusta

6º FESTIVAL DEGUSTA FESTIVAL GASTRONÔMICO DE SÃO LOURENÇO Durante o mês de setembro, o Sul de Minas receberá a sexta edição do DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço, que terá como tema “Nossos Queijos - Terroir Mantiqueira”. Realizado pelo São Lourenço...

Cadastre seu estabelecimento de São Lourenço- MG

11 + 1 =

+ CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

_____

Conheça os demais municípios integrantes do Circuito das Águas