Conceição do Rio Verde foi fundada em 1732 por Inácio Carlos da Silveira e teve sua emancipação em 30 de Agosto de 2011. É banhada pelas águas do Rio Verde e possui um excelente clima com um povo hospitaleiro e religioso.

É um lugar aconchegante, cheio de montanhas, cachoeiras, rios, corredeiras e trilhas. Que convidam a todo o momento a um passeio em meio à natureza.

Descubra Conceição do Rio Verde e divirta-se em seus atrativos turísticos!

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.conceicaodorioverde.mg.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

Conceição do Rio Verde teve origem em 1732, quando Inácio Carlos da Silveira ganhou uma sesmaria na região de Nossa Senhora da Conceição, à beira do Rio Verde, onde foi construída uma capela dedicada a esta santa.

Já em 1778, Damião Rodrigues Gomes e sua esposa doaram terrenos ao redor desta capela para formação do patrimônio da mesma, criada em 1839, que teve como seu primeiro vigário, o padre Francisco Antônio Grilo.

No ano de 1901 foi criada a vila de Águas Virtuosas (atual Lambari) e o povoado de Conceição do Rio Verde passou a ser um dos distritos daquele Município.

A Lei Estadual nº 556, datada de 30 de agosto de 1911 criou o município de Conceição do Rio Verde, com território desmembrado dos municípios de Lambari e Baependi, cuja instalação se deu em 10 de julho de 1912.

Em 1913, o governo do estado baixou ato que transformou todas as Vilas em cidades. Na época, a população de Conceição do Rio Verde já era de mais ou menos duas mil pessoas.

A primeira Câmara Municipal foi instalada no dia 2 de junho de 1912 e teve como presidente o Capitão José Lúcio Junqueira. Em 25 de outubro de 1913 teve início o abastecimento de água potável do município, em conformidade com a Lei nº 8, de 17 de setembro de 1913.

Em 27 de dezembro de 1948 foi criado o Distrito de Águas de Contendas e anexado ao município de Conceição do Rio Verde através da Lei Estadual nº 336. A Comarca foi criada pela Lei Estadual nº 1093, de 21 de junho de 1954 e instalada no dia 28 de março de 1955, quando tomaram posse o primeiro Juiz de Direito, Dr. Manoel Altomare Nardy e o primeiro Promotor Público, Antônio Gonçalves Ferreira.

O primeiro prefeito foi Lúcio Bernardes Carneiro, que tomou posse no dia 16 de janeiro de 1931.
No dia 13 de fevereiro de 1974, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o título e foi elevada à dignidade de basílica, pelo papa Paulo VI. A cerimônia de instalação ocorreu a 30 de agosto do mesmo ano, com a presença de vários bispos e padres, na solene celebração, dentre eles Dom Othon Motta, bispo diocesano da Campanha e Padre Cândido Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Conceição de Conceição do Rio Verde. Na arquitetura da basílica, destacam-se as imagens dos doze apóstolos de Cristo, colocadas em cada uma das colunas da nave, em semelhança com a basílica abacial de São Bento, em São Paulo.

A bela cidade, localizada no Sul de Minas, a 354 km da capital mineira, reserva muitas surpresas.

A principal atração da região é o Parque das Águas de Contendas, com fontes hidrominerais gasosa, ferruginosa, alcalina e magnesiana. No parque, também é possível visitar a Pedra do Imperador, monumento que serviu de banco para o Imperador D. Pedro II, em 1884, quando visitou a cidade e o Parque das Águas, durante a inauguração da Ferrovia ‘The Minas and Rio Railway’.

Do alto do Morro do Careca, mirante localizado na Serra de Contendas, a 945 m de altitude, turistas e aventureiros realizam saltos de asa delta. Os visitantes também podem apreciar uma linda vista da cidade de Conceição do Rio Verde.

Cachoeiras e natureza exuberante completam o cenário de magia do município.

 

 

 

conceicionenses

A cidade de Conceição do Rio Verde dispõe de atrativos turísticos para todos os gostos.

Parque das Águas de Contendas

     Fontes hidrominerais gasosa, ferruginosa, alcalina e magnesiana – Distrito de Águas de Contendas – 7 km do centro, estrada asfaltada.

Pedra do Imperador

     Monumento localizado no Parque das Águas de Contendas. Pedra que serviu de banco para o Imperador D. Pedro II, em 23 de junho de 1884, quando visitou Conceição do Rio Verde e o Parque das Águas na inauguração da Ferrovia “The Minas and Rio Railway”.

Centro Poliesportivo Presidente Tancredo Neves

     Quadra poliesportiva – Ginásio coberto, local destinado à realização de eventos esportivos, cívicos e culturais.

Cachoeiras do Jurumirim

     Garganta no Rio Verde, a 7 km do centro, em estrada de terra. Local de preservação ambiental. Pesca proibida no local.

Morro do Careca

     Morro (mirante) localizado na Serra de Contendas, com 945 m de altitude. Ótima vista da cidade de Conceição do Rio Verde e de Águas de Contendas. Próprio para saltos de asa delta.

Rio Verde

     Rio de águas cristalinas e verdes, daí o nome, com ótimos pontos para pescaria nos arredores da cidade.

Parque de Exposições

     Espaço necessário para exposições, feiras e leilões agropecuários, com infra-estrutura básica.

Quadra Poliesportiva Zeferino de Souza Alexandrino

   Quadra poliesportiva descoberta, com parque infantil.

Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição

     Templo católico em estilo romano, construído no período 1930/1967. É uma das maiores igrejas da Diocese de Campanha/MG.

Cachoeira dos Lemes

      Cachoeiras com 60m de altura, duchas e piscinas naturais. Acesso pela estrada de São Thomé das Letras, a 13 km do centro de Conceição.

Sociedade Brasileira de Eubiose

     Casarão antigo, com templo, onde funciona o Departamento Regional de Conceição do Rio Verde. Dispõe de uma rica biblioteca com temas filosóficos e históricos.

           Clubes – A cidade conta com um clube urbano, o Clube Recreativo Rio Verde e um clube campestre, o Paraíso dos Inocentes Country Club – o PI, que é dividido com a sociedade de Caxambu.

 CLUBE RECANTO DO MARRECO

Endereço: Rua José Ferreira Pinto, nº 454 – Bairro São Benedito

Tel.: (35) 99951-8903

  GREEN RIVER MALHAS

Endereço: Rua Rio Branco, nº 165 – Centro

Tel.: (35) 3335-1039

Conceição do Rio Verde – MG

 MITY COLLEZIONE

Endereço: Rua Juarez Motta, nº 469 – Bairro Bom Pastor

Tel.: (35) 3335-1234

           Bares e restaurantes – Há estabelecimentos do gênero para todos os gostos em Conceição do Rio Verde.

             Um dos divertimentos prediletos dos conceicionenses é reunir os amigos nas fazendas e ranchos para um churrasco ou um peixinho frito e etc.

 

ACONTECE EM CONCEIÇÃO DO RIO VERDE – MG

MUNICÍPIOS DA IGR CIRCUITO DAS ÁGUAS ESTÃO HABILITADOS PARA RECEBER O ICMS TURÍSTICO 2023

MUNICÍPIOS DA IGR CIRCUITO DAS ÁGUAS ESTÃO HABILITADOS PARA RECEBER O ICMS TURÍSTICO 2023

Você provavelmente já ouviu falar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mas você sabia que Minas Gerais é o único estado da federação que repassa os recursos do ICMS para fomento da gestão turística dos municípios? Este imposto é disputado...

Cadastre seu estabelecimento de Conceição do Rio Verde- MG

12 + 3 =

+ CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

_____

Conheça os demais municípios integrantes do Circuito das Águas