Conceição do Rio Verde foi fundada em 1732 por Inácio Carlos da Silveira e teve sua emancipação em 30 de Agosto de 2011. É banhada pelas águas do Rio Verde e possui um excelente clima com um povo hospitaleiro e religioso.

É um lugar aconchegante, cheio de montanhas, cachoeiras, rios, corredeiras e trilhas. Que convidam a todo o momento a um passeio em meio à natureza.

Descubra Conceição do Rio Verde e divirta-se em seus atrativos turísticos!

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.conceicaodorioverde.mg.gov.br/

 

Conceição do Rio Verde teve origem em 1732, quando Inácio Carlos da Silveira ganhou uma sesmaria na região de Nossa Senhora da Conceição, à beira do Rio Verde, onde foi construída uma capela dedicada a esta santa.

Já em 1778, Damião Rodrigues Gomes e sua esposa doaram terrenos ao redor desta capela para formação do patrimônio da mesma criada em 1839, que teve como seu primeiro vigário, o padre Francisco Antônio Grilo.

No ano de 1901 foi criada a vila de Águas Virtuosas (atual Lambari) e o povoado de Conceição do Rio Verde passou a ser um dos distritos daquele Município.

A Lei Estadual nº 556, datada de 30 de agosto de 1911 criou o município de Conceição do Rio Verde, com território desmembrado dos municípios de Lambari e Baependi, cuja instalação se deu em 10 de julho de 1912.

Em 1913, o governo do estado baixou ato que transformou todas as Vilas em cidades. Na época, a população de Conceição do Rio Verde já era de mais ou menos dois mil pessoas.

A primeira Câmara Municipal foi instalada no dia 2 de junho de 1912 e teve como presidente o Capitão José Lúcio Junqueira. Em 25 de outubro de 1913 teve início o abastecimento de água potável do município, em conformidade com a Lei nº 8, de 17 de setembro de 1913.

Em 27 de dezembro de 1948 foi criado o Distrito de Águas de Contendas e anexado ao município de Conceição do Rio Verde através da Lei Estadual nº 336. A Comarca foi criada pela Lei Estadual nº 1093, de 21 de junho de 1954 e instalada no dia 28 de março de 1955, quando tomaram posse o primeiro Juiz de Direito, Dr. Manoel Altomare Nardy e o primeiro Promotor Público, Antônio Gonçalves Ferreira.

O primeiro prefeito foi Lúcio Bernardes Carneiro, que tomou posse no dia 16 de janeiro de 1931.
No dia 13 de fevereiro de 1974, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o título e foi elevada à dignidade de basílica, pelo papa Paulo VI. A cerimônia de instalação ocorreu a 30 de agosto do mesmo ano, com a presença de vários bispos e padres, na solene celebração, dentre eles Dom Othon Motta, bispo diocesano da Campanha e Padre Cândido Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Conceição de Conceição do Rio Verde. Na arquitetura da basílica, destacam-se as imagens dos doze apóstolos de Cristo, colocadas em cada uma das colunas da nave, em semelhança com a basílica abacial de São Bento, em São Paulo.

A bela cidade, localizada no Sul de Minas, a 354 km da capital mineira, reserva muitas surpresas.

A principal atração da região é o Parque das Águas de Contendas, com fontes hidrominerais gasosa, ferruginosa, alcalina e magnesiana. No parque, também é possível visitar a Pedra do Imperador, monumento que serviu de banco para o Imperador D. Pedro II, em 1884, quando visitou a cidade e o Parque das Águas, durante inauguração da Ferrovia ‘The Minas and Rio Railway’.

Do alto do Morro do Careca, mirante localizado na Serra de Contendas, a 945 m de altitude, turistas e aventureiros realizam saltos de asa delta. Os visitantes também podem apreciar uma linda vista da cidade de Conceição do Rio Verde.

Cachoeiras e natureza exuberante completam o cenário de magia do município.

A cidade de Conceição do Rio Verde dispõe de atrativos turísticos para todos os gostos.

Parque das Águas de Contendas

     Fontes hidrominerais gasosa, ferruginosa, alcalina e magnesiana – Distrito de Águas de Contendas – 7 km do centro, estrada asfaltada.

Pedra do Imperador

     Monumento localizado no Parque das Águas de Contendas. Pedra que serviu de banco para o Imperador D. Pedro II, em 23 de junho de 1884, quando visitou Conceição do Rio Verde e o Parque das Águas na inauguração da Ferrovia “The Minas and Rio Railway”.

Centro Poliesportivo Presidente Tancredo Neves

     Quadra poliesportiva – Ginásio coberto, local destinado à realização de eventos esportivos, cívicos e culturais.

Cachoeiras do Jurumirim

     Garganta no Rio Verde, a 7 km do centro, em estrada de terra. Local de preservação ambiental. Pesca proibida no local.

Morro do Careca

     Morro (mirante) localizado na Serra de Contendas, com 945m de altitude. Ótima vista da cidade de Conceição do Rio Verde e de Águas de Contendas. Próprio para saltos de asa delta.

Rio Verde

     Rio de águas cristalinas e verdes, daí o nome, com ótimos pontos para pescaria nos arredores da cidade.

Parque de Exposições

     Espaço necessário para exposições, feiras e leilões agropecuários, com infra-estrutura básica.

Quadra Poliesportiva Zeferino de Souza Alexandrino

   Quadra poliesportiva descoberta, com parque infantil.

Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição

     Templo católico em estilo romano, construído no período 1930/1967. É uma das maiores igrejas da Diocese de Campanha/MG.

Cachoeira dos Lemes

      Cachoeiras com 60m de altura, duchas e piscinas naturais. Acesso pela estrada de São Thomé das Letras, a 13 km do centro de Conceição.

Sociedade Brasileira de Eubiose

     Casarão antigo, com templo, onde funciona o Departamento Regional de Conceição do Rio Verde. Dispõe de uma rica biblioteca com temas filosóficos e históricos.

           Clubes – A cidade conta com um clube urbano, o Clube Recreativo Rio Verde e um clube campestre, o Paraíso dos Inocentes Country Club – o PI, que é dividido com a sociedade de Caxambu.

 CLUBE RECANTO DO MARRECO

Endereço: Rua José Ferreira Pinto, nº 454 – Bairro São Benedito

Tel.: (35) 99951-8903

  GREEN RIVER MALHAS

Endereço: Rua Rio Branco, nº 165 – Centro

Tel.: (35) 3335-1039

Conceição do Rio Verde – MG

 MITY COLLEZIONE

Endereço: Rua Juarez Motta, nº 469 – Bairro Bom Pastor

Tel.: (35) 3335-1234

           Bares e restaurantes – Há estabelecimentos do gênero para todos os gostos em Conceição do Rio Verde.

             Um dos divertimentos prediletos dos conceiçoenses é reunir os amigos nas fazendas e ranchos para um churrasco ou um peixinho frito e etc.

 

ACONTECE EM CONCEIÇÃO DO RIO VERDE – MG

Cadastre seu estabelecimento de Conceição do Rio Verde- MG

6 + 12 =

+ CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

_____

Conheça os demais municípios integrantes do Circuito das Águas