A cidade se localiza no centro do Circuito das Águas e oferece a seus visitantes a tranquilidade e a segurança das cidades mineiras, a simpatia e a amizade de seu povo e as delícias de sua cozinha.

O município se destaca pelo trabalho dos artesãos locais, são trabalhos feitos de palha a taboa, argila, bordados, mel de alta qualidade e doces caseiros, que podem ser encontrados na Feira de Artesanato da cidade.

Venha conhecer de perto a beleza do interior mineiro!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.soledadedeminas.mg.gov.br/

 

 

 

A tranquila e hospitaleira Soledade de Minas está localizada em um relevo acidentado com grandes vales de plano fundo nas vertentes do rio Verde e ribeirão Paiol. Muito próximo estão as cidades turísticas de São Lourenço e Caxambu.
        A economia do município é baseada na agropecuária. O predomínio é para a pecuária de leite, corte e criação de pequenos animais. Culturas tradicionais de café, milho, feijão, arroz, lichia e olericultura também colaboram para a economia. A piscicultura vem se expandindo em razão da qualidade e da quantidade de água do município. A apicultura no momento conta com 70 colmeias, que produzem 2.540 quilos de mel por ano.
       Onde hoje está Soledade de Minas foi construída uma ponte sobre o rio Verde por Inácio e Severo Teixeira em 1850 – daí o local passou a ser conhecido como Ponte dos “Teixeiras”.
      No século 19, era uma prática comum grandes proprietários de terra  construírem em suas propriedades capelas e ao redor surgir um povoado. Esse fato aconteceu nas origens de Soledade de Minas. Em 1893, o capitão Antônio José de Souza Rodrigues, dono da Fazenda Soledade, construiu uma capela e em seu redor surgiu um arraial que ficou conhecido com o nome da fazenda. 
        Em 1883, foi construída a ferrovia que ligava Cruzeiro, no Estado de São Paulo, a Três Corações. Uma das estações ficava em Ponte dos Teixeiras e ganhou o nome de Soledade. Em 16 de setembro de 1901, o povoado foi elevado a distrito de Caxambu. Em 17 de dezembro de 1938, pelo Decreto-Lei nº 148 foi elevada à categoria de cidade. Em dezembro de 1943, sua denominação foi  mudada para Ibatuba, mas, em dezembro de 1948, pela Lei nº 336 passou a se chamar Soledade de Minas.Além das festas religiosas e civis, as mais famosas do calendário de evento da cidade são a Eprosol – exposição de produtos artesanais e torneio leiteiro e o desfile das candidatas a Miss Boa Vizinhança.Um dos atrativos turísticos do Sul de Minas é do Trem das Águas, que sai de São Lourenço e vai até Soledade de Minas em um percurso de 10 quilômetros. Ao chegar em Soledade, os visitantes têm 30 minutos para visitar a feira de artesanato e de produtos típicos.

 

ACONTECE EM SOLEDADE DE MINAS – MG

Visita do Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais ao Circuito das Águas

Visita do Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais ao Circuito das Águas

No último domingo, dia 29 de janeiro, o Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, fez uma visita ao Circuito das Águas. A visita iniciou em São Lourençi com a abertura do 4º Canto de Roda. Em seguida, participou da inauguração da nova Casa de Cultura de São Lourenço e na sequência, o secretário viajou para Soledade de Minas para participar de uma reunião e encerrou sua agenda do dia no Parque das Águas de Caxambu

Já na segunda-feira (30) foi realizada em Caxambu uma reunião com o secretário de Cultura e Turismo do estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira. A reunião aconteceu na sede da AMAG (Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas) e contou com a presença de secretários(as) de turismo, gestores municipais e convidados.

Na ocasião, Leônidas explicou que foi realizado um inventário de toda infraestrutura de turismo necessário para o estado de Minas Gerais, o qual foi apresentada ao governador. Foi solicitado um orçamento, o qual aprovado e definido em R$ 700 milhões. Dessa forma, foi pautada a importãncia de investimento nas estradas mineiras e dar maior visibilidade às cidades pequenas através do plano “Descentra Turismo”.

O Secretário também falou sobre acordos e parcerias com o Sebrae e sobre a necessidade dos municípios elaborarem um calendário cultural, apresentando como exemplo a rota turística entre os municípios de Caxambu, São Lourenço e Soledade de Minas que geram experiências ao turista que se complementam e não se competem.

Estiveram presentes: Leónidas Oliveira Secretário de Estado de Cultura e Turismo de MG, Sergio de Paula Subsecretário de Turismo, Igor Arci subsecretário de Cultura, Marília Palhares Machado presidente do Iepha-MG, Gustavo presidente da Rede de Gestores de Turismo e cultura, Marcus Januário presidente da FECITUR.

Na oportunidade foram entregue os dois certificados de participação no edital de Boas Praticas Regionais, do qual o Circuito teve duas iniciativas divulgadas

MUNICÍPIOS DA IGR CIRCUITO DAS ÁGUAS ESTÃO HABILITADOS PARA RECEBER O ICMS TURÍSTICO 2023

MUNICÍPIOS DA IGR CIRCUITO DAS ÁGUAS ESTÃO HABILITADOS PARA RECEBER O ICMS TURÍSTICO 2023

Você provavelmente já ouviu falar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mas você sabia que Minas Gerais é o único estado da federação que repassa os recursos do ICMS para fomento da gestão turística dos municípios?

Este imposto é disputado anualmente pelos municípios do estado e quando os municípios cumprem os critérios estabelecidos na Lei, se tornam aptos a receber um valor de repasse com base no índice de investimento em turismo do município e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios habilitados a receber o incentivo. 

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), este imposto resulta em ações e programas voltados para o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Para se habilitar ao repasse, o município deve seguir alguns requisitos obrigatórios e todos os 13 municípios que integram a IGR Circuito das Águas de Minas Gerais obtiveram resultados positivos e alcançaram pontuação para o recebimento do ICMS Turismo em 2023. 

O G1 preparou um especial publicitário sobre essa contemplação e você pode conferir clicando no link logo abaixo.https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/noticia/2022/12/14/municipios-do-circuito-das-aguas-conquistam-avaliacao-positiva-e-mais-recursos.ghtml

Soledade de Minas – Eprosol

Soledade de Minas – Eprosol

Programação

Dia 27 de Setembro –  Quarta Feira

20:00h Abertura do Torneio Leiteiro

21:00h Som Mecânico

 Dia 28 de Setembro- Quinta feira

20:00h Abertura da Feira de Artesanato

21:00h Show com PAMELA E PAULA                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

 Dia 29 de Setembro- Sexta feira

20:00h Som Mecânico

22:00h Show com TIAGO RIBEIRO E CRISTIANO

 Dia 30 de Setembro-  Sábado

20:00h Final do Torneio Leiteiro

21:00h Som Mecânico

23:00h Show com GANG LEX

 Dia 01 de Outubro- Domingo

10:00h Desfile de Carro de Boi e Cavaleiros

13:00h Concurso de Roda de Viola com Premiação

20:00h Encerramento da feira de Artesanato

  21:00h Show com DUDUCA e DALVAN          

 Entrada Franca

Cadastre seu estabelecimento de Soledade de Minas- MG

8 + 11 =

+ CIDADES DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

_____

Conheça os demais municípios integrantes do Circuito das Águas