A SECULT/MG (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais), divulgou a segunda edição do portfólio Boas Práticas Regionais do Turismo 2022, com 39 iniciativas inovadoras implementadas pelas Instâncias de Governança Regionais (IGRs) que influenciaram o desenvolvimento da atividade turística no estado dividido em 6 categorias.
A IGR Circuito Turístico das águas de Minas Gerais foi destaque em Promoção e Apoio à Comercialização com o projeto Vivência Circuito das Águas, com o objetivo de promover os produtos e serviços turísticos da região para mitigar os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19. Essa iniciativa foi possível graças a parceria entre a IGR Circuito Turístico das Águas, VOA Hotéis, Localiza, Bancorbrás, CVC Viagens, Hurb, FRT Operadora e Azul Viagens.
Outro destaque da IGR na categoria Promoção e Apoio a Comercialização, foi o projeto de divulgação dos atrativos turísticos da região junto às emissoras de TV G1 Sul de Minas e EPTV Sul de Minas. O principal objetivo desse projeto é dar subsídios na construção de uma imagem turística com ações assertivas e boas práticas, buscando a obtenção de resultados efetivos para o desenvolvimento do setor turístico no território de abrangência. Durante a construção, houve junto com os municípios associados, o levantamento e diagnóstico de dados, análise swot, etapas de planejamento e acompanhamento de resultados com a construção de redes sociais na promoção do turismo local e regional.
As demais categorias apresentadas são: empreendedorismo e captação de Investimentos, pesquisa e monitoramento, valorização das culturas e saberes locais, qualificação profissional, sustentabilidade e inclusão social.
O conteúdo completo do portfólio pode ser acessado clicando no link logo abaixo:
https://www.secult.mg.gov.br/programas-e-acoes/regionalizacao
Fonte: Secult MG